Fernanda Santos, Ph.D.

Sou pesquisadora de pós-doutorado da Universidade da Califórnia, Merced (leia mais sobre minha trajetória aqui). Minha pesquisa baseia-se principalmente no ciclo do carbono orgânico presente no solo e em sistemas aquáticos através de uma abordagem interdisciplinar fundamentada na biogeoquímica. A biogeoquímica estuda como a interação dos processos biológicos, geológicos, físicos e químicos afetam a composição do meio ambiente.

 

Você sabia que os solos têm uma capacidade enorme de estocar carbono orgânico por muito tempo? A maior parte desde carbono é derivada da matéria orgânica (folhas, galhos, etc) que entra no solo e passa por inúmeros processos de transformação, degradação e transporte. Quando os solos sofrem algum tipo de degradação ou não são manejados de forma apropriada, a maior parte do carbono estocado "sai" do solo e vai para atmosfera. Ou seja, entendemos que quanto mais alteramos o solo, mais carbono é emitido para a atmosfera, contribuindo para o aquecimento global. Mas não pára por aí, viu? Além da atmosfera, o carbono também é transportado para lagos, rios, e oceanos, sem contar que é o "prato" favorito de muitos organismos que vivem no solo e na água!

 

Aliás, nós humanos estamos sempre ingerindo carbono orgânico, mas isso não vem ao caso no momento...

 

Minha pesquisa investiga os mecanismos que explicam todos os processos envolvidos no ciclo do carbono no solo e na água para entender:

 

  • como e por que os solos são afetados pelas alterações ambientais provocadas pelo homem (queimadas, desmatamento, etc) e pelas mudanças climáticas (aumento da tempereratura média da atmosfera).

  • o papel dos solos em aliviar os impactos das mudancas climáticas projetadas para as próximas décadas, e em influenciar a qualidade da água e da saúde humana.

Atualmente minha pesquisa dedica-se a investigar os impactos do fogo na biogeoquímica do carbono na interface solo-água. 

© 2016 by Fernanda Santos. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey