Biogeoquímica

Um exemplo

Imagine uma folha caindo de uma árvore. Esta folha contém carbono orgânico em sua composição química. Agora imagine essa folha caindo no solo. A história dessa folha está apenas começando...

Assim que a folha cai no solo, ela começa a se decompor graças a ação dos organismos decompositores que vivem no solo. Durante esta fase, há alguns caminhos possíveis para o carbono presente na folha: 

Parte do carbono volta para a atmosfera na forma de dióxido de carbono durante a decomposição da folha.

Parte do carbono é transportado para dentro do solo através de um organismo (minhocas ou formigas) ou quando água da chuva se infiltra no solo levando consigo esse carbono. Parte desse carbono consegue ficar protegido da ação desses organismos por muito tempo. A outra parte é levada até o lençol freático (reservatórios de água em grande profundidade), podendo chegar até os rios e, com sorte, nos oceanos. Lembre-se de que o carbono é muito disputado pelos organismos, tantos nos solos quanto nos sistemas aquáticos!

 

Parte do carbono passa a fazer parte da biomassa dos organismos do solo.

 

Se o fogo queima a folha, parte do carbono se transforma no que chamamos de carvão (ou carbono pirogênico). E o que não vira carvão volta para atmosfera na forma de dióxido de carbono. 

© 2016 by Fernanda Santos. Proudly created with Wix.com

  • Facebook Clean Grey
  • Twitter Clean Grey
  • LinkedIn Clean Grey